ERA UMA VEZ... RECEITAS DO TEMPO DA VOVÓ | TR Revista

ERA UMA VEZ... RECEITAS DO TEMPO DA VOVÓ



Os tempos mudaram, e  avós quituteiras, que iam para o fogão preparar delícias para os netos, estão em extinção. Mas nada impede que a gente relembre os velhos tempos, preparando receitinhas “imortais”, com gosto de antigamente. Vamos à elas?

BISCOITO DE POLVILHO DOCE

Ingredientes: 500 grs. de polvilho doce; 1 xícara de farinha de trigo; 250 grs. de margarina; 1 xícara (chá) de açúcar; 1 colher (café) de fermento em pó; 2 ovos. Opcional – 100 grs.de coco ralado
Modo de fazer: misture todos os ingredientes. Modele no formato que quiser. Coloque no forno médio, pré-aquecido, até dourar por baixo no biscoito.  Não precisa untar a forma pois os biscoitos já têm margarina o suficiente.

BOLINHO DE CHUVA DIFERENTE

Ingredientes: 3 colheres de vinagre; 2 ovos; 8 colheres de açúcar; 3 colheres de óleo; 1 colher de chá de fermento; farinha de trigo até dar o ponto (mais ou menos 4 xícaras de chá; canela e açúcar para polvilhar; óleo para fritar.

Modo de fazer: misture os 5 primeiros ingredientes, acrescentando o trigo aos poucos com as mãos até soltar. Modele em forma de rosquinhas e frite-as até dourar. Passe no açúcar com canela. Observação: não deixe de colocar o vinagre, ele vai deixar os bolinhos bem sequinhos.

 

BOLINHAS DE QUEIJO

 

Ingredientes: 1 xícara (chá) de leite; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de manteiga; sal a gosto; 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; farinha de rosca; mussarela cortada em cubinhos.

Modo de fazer: coloque o leite no fogo, acrescente a manteiga e o sal e mexa. Quando o leite estiver bem quente, desligue o fogo, coloque a farinha de trigo e vá mexendo até formar uma massa consistente. Depois que esfriar, abra a massa e vá colocando o queijo ralado e amassando; em seguida, é só ir pegando pequenas quantidades da massa, rechear com os cubinhos  de mussarela e   formar bolinhas. Passe na farinha de rosca e frite, em óleo não muito quente, para o queijo da massa não se desfazer.

 

PALHA ITALIANA

Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 1 colher de sopa de margarina; 2 colheres de chocolate em pó;  1 pacote de biscoito maisena; açúcar.

Modo de fazer:  numa panela, misture o leite condensado, a margarina e o chocolarte em pó. Leve ao fogo e mexa até dar ponto de brigadeiro mole. Retire do fogo, pique os biscoitos em pedaços pequenos e misture. Espalhe num tabuleiro, deixe esfriar, corte em pedaços pequenos e passe no açúcar.