img
  

EZILMA TEIXEIRA ESCREVE/OBITUÁRIO -

EZILMA TEIXEIRA ESCREVE/OBITUÁRIO -



DOUTOR HEDÍLIO DE ARAÚJO CORTEZ

Filho de Egydio de Araújo Cortez e Maria Isabel Monteiro, nasceu em Rio das Flores (RJ) em 28 de setembro de 1936. Foi irmão de Maria (falecida) e de Deiva.
Foi em sua terra natal que cursou seus estudos básicos.
Mais tarde, já formado em Farmácia, no Rio de Janeiro, radicou-se em Três Rios, na década de 1960, então casado com a professora Sônia Maria Furtado de Araújo Cortez,  para trabalhar no Darrow Laboratório, atualmente no território do município de Areal.
Junto a esse exercício profissional foi o brilhante diretor e professor do Ginásio Cenecista Walter Francklin, hoje Colégio Walter Francklin. Foi em sua profícua administração que o grande estabelecimento de ensino promoveu a sua transferência das antigas instalações (prédio do Colégio Condessa do Rio Novo, no horário noturno) para o grande prédio próprio, da Rua Marechal Deodoro, o que foi revestido de grande sucesso e promissão.
Sempre envolvido e participante das boas causas de Três Rios, emprestando o seu talento à terra adotiva a quem dedicou todo o seu ímpeto e amor, recebeu orgulhoso pela Câmara Municipal em jus a tamanhos serviços prestados o título de Cidadão Trirriense.
Continuando seus estudos,  formou-se médico, em 1973, pela Faculdade de Medicina de Vassouras, especializando-se em pediatria conquistando grande e fiel clientela ao longo de mais de 40 anos.
Por anos seguidos foi um dos diretores das Clínicas Walter Francklin, onde  encerrou suas atividades de gestor hospitalar. Em suas gestões notabilizou-se como o médico humanitário, caridoso e amado pelo povo, pelos ricos e muito mais pelos pobres.
Adentrando na vida pública foi eleito, com grande votação, por duas vezes,  Vereador na Câmara Municipal de Três Rios onde desenvolveu brilhante atuação legislativa. Atualmente era o aplaudido Secretário de Saúde da prefeitura do vizinho município de Comendador Levy Gasparian.

Foi casado com a falecida professora Sônia Maria com quem teve os filhos Maria Andréa, o também médico Marcos André e Maria Arabella. Em segundas núpcias era casado com a enfermeira Rosiany,  com quem teve os filhos Hedílio e Laura.
De fino trato e personalidade afável,  reuniu muitos e muitos amigos. Conquistou numerosas  amizades na classe médica e abriu estradas para jovens médicos.
Faleceu em Juiz de Fora,  tendo o corpo trasladado para a terra que tanto amou, com velório realizado em câmara ardente, durante todo dia e toda noite, na Câmara de Vereadores.
Amanhã, três de dezembro,  seu corpo seguirá para o jazigo da família em Rio das Flores,  local onde terá a sua última moradia.
A todos os familiares, esposa, filhos, netos e demais parentes,  enviamos nossos votos de pesar, desejando ao amigo que parte muita Luz na nova dimensão definitiva e eterna.