img
  

EZILMA TEIXEIRA RELEMBRA

EZILMA TEIXEIRA RELEMBRA



MAGISTÉRIO DE LUTO,  FALECEU A PROFESSORA CARMÊNIA PINTO ÁLVARES

Foi com grande  pesar que a classe do magistério recebeu nesta segunda-feira (22) a notícia do  falecimento da emérita professora  Carmênia Pinto Álvares.
Trirriense,de tradicionalíssima família, foi neta do empreendedor do início do século passado, o português Quintino Pinto Álvares,  e filha do também empreendedor Acácio Álvares. Sua mãe,Carlinda Pinto Álvares -moça de grande beleza - foi uma das nossas primeira atrizes do teatro amador,com participação no Grupo Dramático e Beneficiente Dias Braga ( semente do hoje tradicional e ativo GATVC),nas primeiras décadas do século XX.Carlinda e o primo Acácio formam o tronco da grande e distinta família Álvares,  de grande atuação social e profissional em Três Rios.
A professora Carmênia desde a infância até os seus derradeiros dias residiu no bonito casarão da Rua Nelson Viana, fronteiriço à entrada da Rua Tenente Ribas.Um dos importantes patrimônios históricos e arquitetônicos de Três Rios.
Notabilizou-se nas lides educacionais do município.Muito jovem,recém formada,ingressou no magistério estadual chegando a lecionar no antigo prédio do Grupo Escolar Condessa do Rio Novo,da Praça São Sebastião,e fez parte do grupo de docentes transferido,em 1946, daquela unidade escolar para o atual prédio do hoje Colégio Estadual Condessa do Rio Novo.Foi alí que galgou a sua primeira aposentadoria por tempo de serviço.
Imediatamente ingressou na rede particular de ensino,  lecionando para o curso primário do extinto Colégio Entre- Rios. Foi nesse exercício que ingressou também na educacão municipal,onde merecidamente conquistou nova aposentadoria.
Formou quase incontáveis gerações de jovens trirrienses conquistando seu nome grande respeito de alunos,ex-alunos,colegas,amigos e de toda uma comunidade reverente.
A professora Carmênia foi sepultada no mesmo dia, ,às 16 horas e 30 minutos,no Cemitério Municipal São José, em Três Rios.

Pelo seu descanso eterno.