EZILMA TEIXEIRA RELEMBRA/DESFILE NO DIA 7 DE SETEMBRO | TR Revista

EZILMA TEIXEIRA RELEMBRA/DESFILE NO DIA 7 DE SETEMBRO



 UMA TRADIÇÂO QUE SE RENOVA EM TRÊS RIOS

Tanto ontem, como hoje,Três Rios mantem a tradição do desfile cívico de sete de setembro,ainda uma das poucas a sobreviver por aqui.
E o passar dos anos foi se adaptando aos novos tempos,  dando performances mais atuais para a festa trirriense.
Ela cresceu! De uns tempos para cá virou uma festança comemorada em uma semana - a Semana da Pátria! - com eventos acontecidos em distrito, bairro e centro da cidade.
Não  só alunos de nossas escolas passaram a marchar
na cadência das baterias. Muitas instituições quiseram também se fazer presentes: segurança pública,  assistencialismos, secretarias e programas de governo, mais e mais. Um show de civismo !
O tempo exigiu mais retoque e sofisticação ao evento pátrio municipal.Criaram-se alegres fanfarras, apresentação do Coral Municipal e a cada ano muita novidade.
A única presença firme na antiguidade dos anos, desde 1910, é a  valorosa Banda do Grêmio Musical 1 º de Maio, convocada compulsoriamente por rigor de lei municipal a abrir a festa entoando os hinos nacional e da independência.
Nossa querida banda, muito simples, alegremente já chega tocando e recebe aplausos do público que a ama e respeita.
Remexendo meu bau de imagens pincei algumas fotos que começo a postar agora aqui. Sei que muitos acalentam gostosas recordações desses tradicionais desfiles de 7 de setembro.
Desfiles deles mesmos, desfiles  dos filhos, de pessoas queridas.
Meus gentis e sensíveis leitores gostam que eu revire tradições e isso me dá uma força danada para continuar.
Sempre, sempre ...