img
  

INAUGURADO O CEAM - CENTRO DE ASSISTÊNCIA À MULHER

INAUGURADO O CEAM - CENTRO DE ASSISTÊNCIA À MULHER



O município de Três Rios passa a ser pioneiro em ter à disposição das mulheres um local que, além do acolhimento, traz o encorajamento de buscar a assistência com profissionais capacitados no acolhimento às vítimas de violência sexual e moral, entre outras. Trata-se do Centro de Atendimento à Mulher - CEAM, inaugurado na manhã de segunda-feira (7), na Rua Dr. Vasconcelos, no Centro. Com isso, Três Rios passa a ser o primeiro município da Região Centro Sul-Fluminense a receber o CEAM, já que os demais estão localizados em Natividade, Queimados, Itaguaí e Japeri.

O local oferece uma estrutura essencial de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, com o intuito de promover a ruptura da situação de violência com atendimentos (psicológico, social, jurídico, de orientação e informação) à mulher em situação de violência.

Pedro Henrique Brasil, Secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, falou sobre essa importante conquista para Três Rios e o compromisso do Prefeito Joacir Barbaglio (Joa) com os menos favorecidos, com uma política de assistência social que funciona e traz resultados para a população.


“Quando nosso Prefeito Joa me fez o convite para estar à frente da Secretaria de Assistencial Social e Direitos Humanos, naquele momento, discutimos quais seriam as prioridades do governo. Na ocasião, ele me respondeu: 'minha prioridade é o povo’. De lá pra cá, muita coisa aconteceu, inclusive feminicídios, e nós enquanto Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, travamos uma luta contra o tempo, precisávamos apertar o passo, ser mais rápidos que os agressores e, após 82 anos de emancipação de Três Rios, às mulheres trirrienses vítimas de violência  poderão contar com atendimento especializado de assistentes sociais, psicólogas e advogadas; poderão ser acolhidas com dignidade, sigilo e comprometimento, para serem encorajadas e apoiadas e conseguirem sair do ciclo de violência”, disse  Pedro Henrique Brasil, durante seu discurso no ato de inauguração.

O evento seguiu as medidas de segurança sanitária e contou, além da presença do Prefeito Joacir Barbaglio (Joa) e Vice-Prefeito Jacqueson Martins (Professor Jacqueson), com a presença da Juíza Especial Cível e Criminal da Comarca de Três Rios Dra Elen de Freitas Barbosa; do Presidente da Câmara de Vereadores, Ércules Rodrigues Monteiro - Professor Erquinho; e dos demais parlamentares trirrienses, Ana Clara Araújo, Beatriz Retto Bogossian (Bia Bogossian), Anderson Bento de Medeiros (Anderson Muriçoca), Antônio Carlos Canavez Coelho (Tonico Coelho), Telmo Cardoso, Jaqueline Costa e Jonas Mascarenhas Macedo (Jonas Dico); da Subsecretária de Estado de Assistência Social, Diane Arraz; Taisa Torelli representando a Subsecretaria Cristina Bento da Superintendência Estadual de Políticas para Mulheres e de representantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social e da Mulher e demais pastas do governo municipal.

“A chegada do CEAM é uma conquista para o município trirriense, com ações permanentes de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e atendimento multidisciplinar. Num mesmo espaço, as mulheres terão atendimento na saúde, assistência social, segurança pública e justiça. Parabenizo ao prefeito Joa, Secretaria de Assistência Social e todos envolvidos nesta conquista”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Ercules Rodrigues Monteiro (Professor Erquinho).


O Prefeito Joacir Barbaglio (Joa) reforçou mais uma vez em seu discurso a obrigação que todos em sua gestão tem que ter com o cidadão, além da boa relação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“Hoje estamos dando um passo importante que dará mais dignidade à mulher trirriense. O CEAM irá exercer o papel de articular serviços que integram a rede de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, em função da violência. Através da parceria com os poderes Legislativo e Judiciário, na pessoa da Excelentíssima Juíza Dra. Elen Freitas Barbosa, temos mais um braço forte que irá acolher e dar segurança psicológica e jurídica. Vamos continuar fazendo mais, e não só mais, vamos fazer o melhor para a população. Esse é o nosso governo, construindo o futuro, hoje”, finalizou Joa, em seu discurso antes do descerramento da placa de inauguração do Centro Especializado de Atendimento à Mulher.

(Com informações e foto da Secom PMTR/ Assessoria CVMTR)