PMTR E FIRJAN INICIAM PROJETO CALÇADA ACESSÍVEL | TR Revista

PMTR E FIRJAN INICIAM PROJETO CALÇADA ACESSÍVEL



 

Começou esta semana em Três Rios a implantação do projeto Calçada Acessível, parceria da PMTR e do Sistema Firjan objetivando a inclusão e melhoria da qualidade de vida da população, através do planejamento e  execução de obras nas ruas e calçadas.

Na última terça-feira (6) aconteceu o Workshop Participativo, quando representantes das secretarias de Obras, Meio Ambiente, Infraestrutura e Projetos, Promoção Social, Transporte, Indústria e Comércio, e Ordem Pública puderam vivenciar as dificuldades que pessoas com deficiência enfrentam ao transitar pelas calçadas. As atividades estão sendo  acompanhadas pelo especialista em Desenvolvimento Setorial da Firjan, Luiz Gustavo Guimarães, com a  participação  do prefeito Josimar Salles.

"Os técnicos viveram um dia diferente, enfrentando alguns dos desafios das pessoas com deficiência e observando as reais necessidades dessas pessoas em relação à mobilidade urbana. Vale ressaltar que o programa engloba, além das pessoas com deficiência, os idosos, obesos, mães que utilizam carrinhos de bebê, entre outros", explicou o prefeito Josimar Salles.

Através do Programa Calçada Acessível serão desenvolvidas várias  ações que estimulem a discussão sobre as questões referentes à mobilidade urbana, proporcionando a troca de informações e experiências sobre soluções para as calçadas com padronização e acessibilidade. O Programa culminará com a criação do Manual de Acessibilidade da Cidade.

 

Para o sucesso deste programa é fundamental a participação da comunidade e dos proprietários dos imóveis localizados nas áreas que abrangem o projeto.