img
  

PREFEITURAS SE UNEM PARA IMPLANTAR O TREM RJ/MG

PREFEITURAS SE UNEM PARA IMPLANTAR O TREM RJ/MG



Aconteceu na tarde desta segunda-feira (10), na Prefeitura de Três Rios, a reunião entre os prefeitos das  cidades por onde o Trem Turístico Rio x Minas, projeto realizado pela ONG Amigos do Trem, vai passar.

No encontro, que foi solicitado pelo prefeito Josimar Salles, os dez prefeitos se comprometeram a firmar uma parceria para viabilizar o projeto,  sendo o primeiro trem turístico interestadual do país, com um trajeto de aproximadamente 120 km e capacidade para 800 passageiros por semana, com previsão de início da operação em 2018.

A Prefeitura de Três Rios, empenhada em implantar a ideia na região, com a união das demais prefeituras por onde a locomotiva irá passar, visa, além das viagens, colocar também em funcionamento o projeto Ferrovia Escola, que capacitará os participantes, através de aulas práticas e teóricas, para trabalhar em ferrovias, abrindo oportunidades para os interessados em  ingressar no mercado de trabalho, numa iniciativa da Associação Amigos do Trem.

O prefeito Josimar Salles agradeceu a presença de todos e destacou a importância da união dos gestores municipais. "Nós estamos aqui como parceiros e precisamos dessa união para colocar em prática esse projeto pioneiro que terá repercussão nacional, despertando ainda olhares internacionais, com certeza", afirmou Josimar.

Paulo Henrique do Nascimento, presidente da ONG, lembrou que o investimento inicial será de aproximadamente R$ 700 mil, para a aquisição e transporte dos 15 vagões que serão utilizados.

Algumas questões, como cessão de estações e forma de ajuda financeira por parte dos municípios, foram levantadas pelos prefeitos, porém esclarecidas pelo presidente da ONG,  que afirmou que o DNIT está disposto a ajudar com a documentação das estações e como cada prefeitura pode colaborar, seja por iniciativa pública ou privada.

Participaram da reunião, além do anfitrião Josimar Salles, o prefeito de Chiador, Maurício Barbosa Monteiro, Fabrício dos Santos Baião, prefeito de Sapucaia, Jorge Luiz Gomes da Costa, prefeito de Volta Grande, José Roberto de Oliveira, prefeito de Leopoldina, João Batista, vice-prefeito de Cataguases, Josias Quintal de Oliveira, prefeito de Santo Antônio de Pádua e  Hiram Vinícius Mendonça Finamore, vice-prefeito de Palma.