img
  

SAAETRI INICIA INSPEÇÃO DO RESERVATÓRIO DA CTB

SAAETRI INICIA INSPEÇÃO DO RESERVATÓRIO DA CTB



Na última quinta-feira (25/02), estiveram em Três Rios os membros da empresa especializada, contratada pelo Saaetri, para avaliar as condições estruturais do reservatório instalado no CTB, o R2. A inspeção se fez necessária uma vez que a atual gestão da autarquia identificou o estado precário das instalações.
A visita, acompanhada pelo diretor do Saaetri Jean Silveira e pela equipe do departamento de engenharia, contou com a execução de testes e ensaios para medir a resistência do reservatório, identificar pontos de vazamento, fissuras, bem como avaliar as condições do aço que compõe a estrutura.
As amostras colhidas serão processadas em um software capaz de gerar um cálculo, que vai permitir avaliar a real situação do reservatório e estabelecer o que deve ser feito em termos de melhorias. Em uma segunda etapa, ainda serão captadas imagens internas, complementando as informações.
A conclusão do laudo emitido pela empresa vai direcionar quais intervenções precisam ser realizadas e seus respectivos custos. Paralelamente, o Saaetri estuda a viabilidade de implantação de dez reservatórios de menores proporções, em substituição ao atual.
O reservatório do Morro da  CTB foi construído há cerca de 50 anos, com um volume aproximado de 2 milhões de litros, e  contribui para o abastecimento das partes altas do CTB, Jardim Primavera, Cantagalo, além do BNH da Automeca e seu entorno.
Após a exposição  do cenário do sistema de abastecimento da cidade em sessão ordinária na Câmara de Vereadores,  no dia 11 de fevereiro, o Saaetri se mobilizou para solucionar os problemas identificados no reservatório e garantir não apenas o fornecimento de água, mas a segurança da população. Além da contratação de um estudo técnico especializado, foi feita uma limpeza nos arredores da estrutura e seu nível foi diminuído pela metade, aliviando drasticamente a pressão interior.