SAÚDE/ DR. MÁRCIO FALA SOBRE OS PROBLEMAS DA VISÃO | TR Revista

SAÚDE/ DR. MÁRCIO FALA SOBRE OS PROBLEMAS DA VISÃO



Vem crescendo significativamente o número de pessoas que precisam usar óculos, algumas permanentemente, outras apenas para ler ou trabalhar. Atendendo a  pedidos, a reportagem do TR Revista conversou com o Dr. Márcio Eduardo Queiroz de Paula, um dos mais conhecidos oftalmologistas de Três Rios.

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora e há mais de trinta anos residindo na cidade, o Dr. Márcio falou sobre vários problemas da visão, frisando que, ao observar qualquer dificuldade é importante procurar ajuda médica para uma avaliação.

DR. MÁRCIO, O QUE É CATARATA?

É  uma opacidade do cristalino,  a lente do interior do olho. O cristalino  perde sua transparência e começa a ficar opaco. Isso  pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia, (hipersensibilidade à luz).

COMO A PESSOA PERCEBE QUE TEM CATARATA?

Quando percebe que a visão está embaçada.   Esta condição se desenvolve lentamente, e às vezes passa despercebida antes de causar algum sintoma mais grave.

A  CIRURGIA É O ÚNICO MÉTODO PARA CURA DA CATARATA?

Antes   de evoluir, o uso de óculos pode ajudar a lidar com a doença, mas quando ela se torna mais grave, a cirurgia  é o único método de tratamento.  

QUAIS  OS OUTROS PROBLEMAS DE VISÃO QUE PODEM SER CORRIGIDOS COM CIRURGIA?  

 Existem  muitos outros, entre eles podemos citar os seguintes:

  • Miopia  - É  uma condição do olho, onde a luz  não se centra na retina, mas à sua frente. Isso faz com que a imagem que se vê quando se olha para um objeto distante fique. No entanto, quando se concentra num objeto próximo, é vista normalmente.
  • Astigmatismo - Num  olho com astigmatismo,  os raios que se propagam em dois planos perpendiculares têm focos diferentes. O astigmatismo é um defeito na lente do olho, provocado por um desvio da curvatura esférica, que faz com que as imagens sejam vistas distorcidas. A maneira em que são recebidos os raios de luz impede focar corretamente os objetos.
  • Presbiopia -  É um defeito da visão que geralmente aparece em pessoas a partir de 40 anos. Nessa idade a lente começa a perder a elasticidade, e fica  difícil  executar tarefas que exigem visão de perto. Como é um problema que afeta a visão de curta distância, muitas vezes é confundida com miopia.

E SOBRE AS LENTES DE CONTATO, ELAS PODEM PREJUDICAR A VISÃO?

Usar   lentes de contato não faz mal aos olhos, desde que sejam  observados os cuidados de higiene necessários. Vale lembrar que o uso incorreto e a não observação dos cuidados de higiene aumentam o risco de surgirem infecções nos olhos.

USAR LENTES DE CONTATO PARA FINS ESTÉTICOS É PREJUDICIAL Á SAÚDE DOS OLHOS?

Não, desde que sejam usadas corretamente.

ALGUMAS PESSOAS TÊM A PARTE BRANCA DOS OLHOS MUITO AMARELADA.  POR QUE ISSO ACONTECE? HÁ ALGUM MÉTODO PARA CLAREAMENTO?

A   parte branca dos olhos chama-se esclera, em algumas pessoas a cor pode realmente ser amarelada, por uma questão de genética, e não há método para modificar a cor. Importante frisar que pessoas que têm a esclera de cor clara devem procurar um médico se a mesma se tornar repentinamente amarelada, podendo indicar o aparecimento de doenças graves..

ALGUMAS PESSOAS USAM CONSTANTEMENTE ÓCULOS ESCUROS, MESMO EM DIAS NUBLADOS. O USO CONSTANTE DESTE TIPO DE ÓCULOS É PREJUDICIAL?

Depende da qualidade dos óculos, se forem adquiridos em lojas especializadas e tiverem procedência comprovada, não há nenhum perigo em usar constantemente óculos escuros. Deve-se evitar comprá-los no comércio informal (camelôs), pois não há como provar que se trata de produto de boa procedência.

QUAIS AS MUDANÇAS QUE OCORREM NOS OLHOS COM A CHEGADA DA VELHICE?

Na idade avançada, podem ocorrer algumas   alterações na esclerótica (o branco dos olhos). Entre outras, podemos citar:

  • Amarelamento ou escurecimento causado por muitos anos de exposição à luz ultravioleta, vento e poeira
  • Manchas de pigmento (mais frequentes em pessoas de pele escura)
  • Afinamento da conjuntiva
  • Um tom azulado causado pelo aumento de transparência da esclera
  • Diminuição de células mucosas da conjuntiva.  A produção de lágrimas também diminui com a idade, deixando menos lágrimas disponíveis para manter a umidade dos olhos.
  • Algumas doenças da retina, como a degeneração macular, a retinopatia diabética (se a pessoa apresenta diabetes) e o descolamento da retina têm  mais probabilidade de aparecer durante a velhice.

QUAIS OS PROBLEMAS DE VISÃO QUE PODEM OCORRER DEVIDO AO USO CONTÍNUO DO COMPUTADOR?

Dores de cabeça, visão embaçada e vista cansada são alguns dos problemas que podem ocorrer devido ao uso contínuo do computador. Pessoas que são obrigadas a isso devido à profissão, devem observar alguns períodos de descanso dos olhos, afastando-se do computador por alguns minutos durante a jornada de trabalho.  

  • O Dr. Márcio Eduardo Queiroz de Paula atende diariamente em seu consultório, na Travessa Augusto de Almeida, 44, sala 311 (Galeria Central), de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. Consultas podem ser marcadas pelo telefone 2252-2866. Convênios: Unimed e Golden Cross.