SECRETARIAS TRABALHARÃO JUNTAS NO COMITÊ DE URGÊNCIA | TR Revista

SECRETARIAS TRABALHARÃO JUNTAS NO COMITÊ DE URGÊNCIA



Com o objetivo de garantir a segurança dos trirrienses neste período de chuvas, o prefeito Josimar Salles determinou nesta terça-feira (21), em reunião com seu secretariado, a criação do Comitê de Urgência. O grupo será formado por integrantes da Defesa Civil, secretarias de Obras, Serviços Públicos, Transportes, Ordem Pública, Saúde, Educação, Promoção Social, Meio Ambiente, Comunicação e Gabinete.

O objetivo é manter uma ação preventiva na cidade, principalmente nas áreas consideradas de risco, com a participação efetiva da fiscalização das secretarias de Obras e Meio Ambiente, responsáveis por coibir as construções irregulares próximas a encostas e nas margens de córregos e rios.

A ação contempla ainda a limpeza de bueiros e desassoreamento de córregos, medida que vem sendo tomada desde o início do ano. Córregos como o do Pilões, das ruas Fagundes Varela e Antônio Balbino, do Ponto Azul, do Vale dos Barões, Purys, além do córrego de Bemposta, que para realização do serviço recebeu a parceria do Governo do Estado, contando com a estrutura do programa Limpa Rio, já foram beneficiados. Outro ponto que já recebeu limpeza foi o lago do América, que funciona como um depósito de águas fluviais, impedindo os alagamentos.

Além das ações preventivas, todas as secretarias ficarão de prontidão no período chuvoso para atuar, caso seja necessário, sob a coordenação direta do gabinete do prefeito. As  secretarias de Saúde, Educação e Promoção Social, por exemplo, vão garantir o acolhimento e atendimento prioritário das possíveis vítimas de enchentes ou deslizamentos. A Secretaria de Transportes também terá um papel importante, utilizando todos os equipamentos disponíveis para desobstrução de vias, limpeza de bueiros, desassoreamento de córregos e lagoas e remoção de entulhos.

“Estamos criando este Comitê de Urgência para atender as duas pontas do problema. Primeiro com ações preventivas, que visam garantir a segurança da população, evitando que a chuva possa causar transtornos maiores. Por outro lado, temos que estar preparados para enfrentar uma situação mais grave, como é o caso das enchentes e deslizamentos. Por isso estamos mobilizando e treinando as equipes, que estarão prontas para agir caso algo desta natureza venha a ocorrer - garantiu o prefeito Josimar Salles.