img
  

CASOS DE DESIDRATAÇÃO AUMENTAM COM A CHEGADA DO VERÃO

CASOS DE DESIDRATAÇÃO AUMENTAM COM A CHEGADA DO VERÃO



 

Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição registrou incremento no número de atendimentos a crianças e idosos 

Com a chegada do verão, as altas temperaturas podem causar alterações no organismo das pessoas e desencadear algumas doenças específicas da época. Uma delas é a desidratação que ocorre quando o corpo perde mais água do que ingere.  

Dados do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição revelam que entre agosto e dezembro, quando tivemos algumas ondas fortes de calor, os atendimentos à idosos aumentaram. Pessoas acima dos 65 anos representam quase 20% dos casos do pronto atendimento. 

O coordenador da emergência do HCNSC, Dr. Antonino Neto, conta que é comum pacientes idosos desidratados. Isto porque eles são mais suscetíveis à doença devido a menor mobilidade e limitações, bem como a utilização de alguns medicamentos, em especial os diuréticos, que podem induzir os idosos a urinarem mais vezes, perdendo um volume maior de líquido. 

Os sintomas mais comuns da desidratação são: dores de cabeça, cansaço, olho fundo, boca e axilas secas, diminuição das funções cognitivas, cãibras musculares devido à perda de eletrólitos através da transpiração, arrepios ou intolerância ao calor, pele corada e urina concentrada e em pouca quantidade. Além disso, também pode acontecer de uma pessoa desidratada parecer ansiosa, irritada ou confusa.  

Um outro grupo que também é bastante suscetível de ser acometido pela doença são as crianças. O HCNSC registrou um aumento nos atendimentos de 0 a 12 anos, somando mais de 15% das buscas por consultas. Por isso, os pais devem ficar atentos e sempre oferecerem líquidos e diferentes alimentos para os pequenos.  

Diferente do que muitos pensam, a hidratação não precisa ser apenas com água. Frutas fatiadas, leite e derivados  e sucos também podem ser adotados como opção para manter o paciente hidratado. Ao primeiro sinal de sintomas mais graves,  como queda de pressão, desmaio e arritmias, procure atendimento médico com urgência.